Fale com a diretora

Educação Infantil

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. É uma fase de construção das suas identidades, da investigação e das manifestações do afeto, da expressão criativa e da solidariedade.

Aqui no Jardins o processo de cuidar e educar da Educação Infantil é feito com muita dedicação e amor seguindo os preceitos da Pedagogia do Afeto, de maneira harmoniosa e feliz. Os ambientes diversificados onde elas estarão inseridas irão servir de estímulo às novas descobertas e a inesquecíveis momentos de acolhida, integração e amizade sempre respeitando o caráter lúdico nas atividades. A Educação Infantil marca o começo de uma aprendizagem significativa que ecoará por todos os anos de suas vidas.

Prática Pedagógica:

No processo pedagógico, é necessário que o aluno aprenda a conhecer e a fazer, com compreensão dos processos envolvidos na ação. No processo de construção do conhecimento, as crianças utilizam as mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de ter ideias originais e de levantarem hipóteses originais sobre o que buscam desvendar. O grande desafio da educação infantil é compreender e conhecer o jeito particular da criança, de ser e estar no mundo. Nessa perspectiva, a prática pedagógica da Educação Infantil está centrada na promoção de uma educação integrada, pautada na Pedagogia da Afetividade, através de uma concepção metodológica dinâmica.

Além das disciplinas curriculares, com conteúdos adequados à faixa etária dos alunos, como suporte extraclasse, também são ministradas aulas de:

Musicalização – Psicomotricidade – Natação – Ballet – Judô – Inglês – Contação de História

Informações Gerais

– A comunicação entre os pais e a escola é contínua, feita através de avisos enviados na agenda do aluno, anotações na agenda escolar, ou pessoalmente, sempre que for necessário.

– Visando solucionar desconfortos ocasionados pela indefinição da pessoa responsável pela condução dos alunos até suas casas, a Escola fornece uma carteira de identificação do aluno que autoriza o portador a levá-lo na hora da saída. A apresentação da carteira de identificação é de grande importância para o aluno.

– Afim de que possamos realizar nossas atividades de forma organizada, a comemoração do aniversário do aluno no Colégio deverá ser informada com antecedência à Coordenação. As comemorações são realizadas nos dias de sexta-feira, no horário de lanche da turma do aluno. Ficará a cargo da família ou responsável alguma ornamentação que se deseje utilizar, bem como a total responsabilidade pelo lanche servido durante a festa.

– A integração da família ao processo pedagógico é fundamental. Por isso solicitamos aos pais um acompanhamento das atividades de casa, ficha avaliativa e uma colaboração nas solicitações da escola para o enriquecimento das atividades de classe.

– Em todos os pertences do aluno, deverá ser colocada uma identificação para que, no caso de extravio, possam ser identificados.

– A avaliação acontece cotidianamente e é registrada em uma ficha avaliativa que a escola envia aos pais a cada bimestre.



Confira Nosso Mídia Center