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Ensino Fundamental I

Para alcançar o desenvolvimento das habilidades integrais do aluno, sua autonomia, responsabilidade, formação de valores, consciência crítica e autoconhecimento, buscamos desenvolver no estudante a capacidade de conviver, levando-o a estabelecer relações emocionais, cognitivas e sociais, promovendo um ensino de qualidade e envolvimento total do aluno, desenvolvendo sua capacidade de “aprender”, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

A partir do 1º ano do Ensino Fundamental I, o aluno passa a ter contato com disciplinas básicas como Português (5 aulas), Matemática (5 aulas), Geografia (2 aulas), Artes (1 aula), História (2 aulas), Ciências (3 aulas) e Ed. Física (2 aulas). Dando continuidade ao trabalho desenvolvido na Educação Infantil, o Colégio Jardins oferece ainda, nos cinco anos inicias do Ensino Fundamental, aulas de Redação (3 aulas), Inglês (1 aula) e Robótica (1 aula) na Parte Diversificada. Serão trabalhados módulos-aula de 50 minutos. Os conteúdos de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena serão trabalhados em História. Dentro dos eventos programados, podem ser destacados o Jardins folia, Páscoa Solidária, a comemoração do dia das mães e do dia dos pais, festa junina, campeonatos esportivos, semana da criança, encontro eucarístico, noite literária, Workshop literário, Formatura do ABC, Noite do Pijama e Festa de encerramento.

Do 5º ano para o 6º ano há uma mudança na estrutura curricular e, por isso, é uma passagem que requer muito cuidado e atenção por parte dos pais e da Escola. O Colégio Jardins dará, então, atenção especial a essas séries através de um maior acompanhamento, para que não haja problemas decorrentes de uma mudança brusca. No 5º ano são aplicados dois simuladinhos (um em cada semestre) e duas provinhas SAS (provas personalizadas do Sistema Ari de Sá, com retorno do desempenho do aluno aos pais).

Utilizamos o material didático do Sistema Ari de Sá. Elaborado em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com as orientações contidas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN) e para o Ensino Médio (PCNEM), o Programa das Coleções apresenta temas significativos, os quais abordam valores éticos e culturais, bem como valorizam conceitos, causas e consequências de fenômenos em geral, privilegiando nos alunos o desenvolvimento de suas competências e habilidades, caracterizadas pela capacidade de expressão, compreensão de fenômenos, resolução de problemas e construção de argumentos.

Horários

2º ano

Segunda a Sexta

• 7H ÀS 11H40 (SEGUNDA A SEXTA)
• 13H ÀS 17H40 (SEGUNDA A SEXTA)

Carga horária: 9hrs 20minutos semanais

3º ano A

Segunda a Sexta

• 7H ÀS 11H40 (SEGUNDA A SEXTA)

Carga horária: 4hrs 40minutos semanais

3º ano B

Segunda a Sexta

• 13H ÀS 17H40 (SEGUNDA A SEXTA)

Carga horária: 4hrs 40minutos semanais

4º ano

Segunda a Sexta

• 7H ÀS 11H40 (SEGUNDA A SEXTA)
• 13H ÀS 17H40 (SEGUNDA A SEXTA)

Carga horária: 9hrs 20minutos semanais

5º anos A e B

Segunda a Sexta

• 7H ÀS 11H40 (SEGUNDA A SEXTA)
• 13H ÀS 17H40 (SEGUNDA A SEXTA)

Carga horária: 9hrs 20minutos semanais

4º ano A e B

Segunda a Sexta

• 7H ÀS 11H40 (SEGUNDA A SEXTA)

Carga horária: 4hrs 40minutos semanais

1º ano

Segunda a Sexta

• 7H ÀS 11H40 (SEGUNDA A SEXTA)
• 13H ÀS 17H40 (SEGUNDA A SEXTA)

Carga horária: 9hrs 20minutos semanais

MAPREI - Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva

Uma escola pode elaborar práticas interdisciplinares consolidadoras que articulem os aspectos intelectuais e afetivos, exercitando uma aprendizagem mediatizada pelo conhecimento e pela participação coletiva dos alunos, evitando assim o abandono escolar? Da ação dos professores do Instituto de Educação José de Paiva Netto, localizada na cidade de São Paulo, nasceu uma metodologia, o MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva), composta de sete etapas, utilizada nas dez escolas dessa rede, com aplicabilidade em todas as disciplinas da matriz curricular da Educação Básica, que, ao propor uma educação humanista, incentiva os estudantes a desenvolverem-se pedagógica e solidariamente, sem indiferença ao que se passa na sociedade em que estão inseridos. A utilização dessa intervenção pedagógica em sala de aula possibilita ao professor uma atitude interdisciplinar, postura requerida na intencionalidade e na ação docente quando falamos na importância da valorização da subjetividade do aluno, na articulação das experiências pessoais em áreas diversas do conhecimento, no ato criativo e na coletividade para a formação de cidadãos para um mundo justo.



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