Fale com a diretora

Ensino Fundamental II

A partir do 6º ano, o aluno passa a assumir maiores responsabilidades individuais. Ao invés da figura de um professor polivalente, ele passa a ter contato com vários professores de disciplinas específicas.
É também nessas séries que iniciamos de maneira gradativa os simulados. No 6º e 8º anos são aplicados 4 simulados, sendo um em cada bimestre, visando assim a um preparo gradual dos educandos para o Enem.
É preciso observá-los de perto, pois é comum ouvi-los dizer que não têm o que estudar ou que não há exercícios para casa.

No final do Fundamental II, o aluno passa a ter mais responsabilidade pelo processo de ensino–aprendizagem, pois é necessária mais autonomia para lidar com mais disciplinas. Por exemplo, Química e Física que anteriormente eram conhecimentos englobados na matéria de Ciências passam a ser disciplinas distintas e correlacionadas no 9° ano.
Além disso, os simulados antes aplicados com o intuito de fazê-lo acostumar-se com essa modalidade de avaliação, são agora utilizados de maneira mais frequente e com mais questões, com o objetivo de prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Matriz Curricular

Turmas
Disciplinas
6° Ano
7º Ano
8º Ano
9º Ano
  • Português (4 aulas), Arte (1 aula), Educação Física (1 aula), Matemática (4 aulas), Ciências (3 aulas), História (3 aulas), Geografia (3 aulas), Filosofia (1 aula), Inglês (2 aulas), Espanhol (1 aula), Redação (2 aulas), Robótica (1 aula), Escola da Inteligência (1 aula) e Leitura Compartilhada (1 aula).
  • Português (4 aulas), Arte (1 aula), Educação Física (1 aula), Matemática (4 aulas), Física (1 aula), Química (1 aula), Biologia (1 aula), História (3 aulas), Geografia (3 aulas), Filosofia (1 aula), Inglês (2 aulas), Espanhol (1 aula), Literatura (1 aula), Redação (2 aulas), Robótica (1 aula), Escola da Inteligência (1 aula) e Leitura Compartilhada (1 aula).
  • Português (2 aulas), Arte (1 aula), Educação Física (2 aulas), Matemática (4 aulas), Física (4 aulas), Química (3 aulas), Biologia (3 aulas), História (2 aulas), Geografia (3 aulas), Filosofia (1 aula), Sociologia (1 aula), Inglês (2 aulas), Espanhol (2 aulas), Literatura (2 aulas), Redação (2 aulas) e Robótica (1 aula).
  • Português (2 aulas), Arte (1 aula), Educação Física (2 aulas), Matemática (4 aulas), Física (3 aulas), Química (3 aulas), Biologia (3 aulas), História (3 aulas), Geografia (3 aulas), Filosofia (1 aula), Sociologia (1 aula), Inglês (2 aulas), Espanhol (2 aulas), Literatura (2 aulas), Redação (2 aulas) e Robótica (1 aula).

Horários

6º e 7º anos

Segunda a Sexta

• 7H ÀS 12H30 (SEGUNDA A SEXTA)

Observação: Horário de acordo com a carga horária da turma. Será disponibilizado oficialmente a alternância dos dias em breve.

29h semanais

8° Ano

Segunda a Sexta

• 7H ÀS 12:30H (SEGUNDA A SEXTA)

28h semanais

9° Ano

Segunda a Sexta

• 7H ÀS 12H (SEGUNDA A SEXTA)

28H semanais

MAPREI - Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva

Uma escola pode elaborar práticas interdisciplinares consolidadoras que articulem os aspectos intelectuais e afetivos, exercitando uma aprendizagem mediatizada pelo conhecimento e pela participação coletiva dos alunos, evitando assim o abandono escolar? Da ação dos professores do Instituto de Educação José de Paiva Netto, localizada na cidade de São Paulo, nasceu uma metodologia, o MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva), composta de sete etapas, utilizada nas dez escolas dessa rede, com aplicabilidade em todas as disciplinas da matriz curricular da Educação Básica, que, ao propor uma educação humanista, incentiva os estudantes a desenvolverem-se pedagógica e solidariamente, sem indiferença ao que se passa na sociedade em que estão inseridos. A utilização dessa intervenção pedagógica em sala de aula possibilita ao professor uma atitude interdisciplinar, postura requerida na intencionalidade e na ação docente quando falamos na importância da valorização da subjetividade do aluno, na articulação das experiências pessoais em áreas diversas do conhecimento, no ato criativo e na coletividade para a formação de cidadãos para um mundo justo.



Confira Nosso Mídia Center